Aplicativo que adapta textos às novas regras ortográficas chega ao sistema Android

Aplicativo corrige para nova ortografia

Com mais de 100 mil downloads na versão para iPhone, o aplicativo “Ortografa!”, que corrige textos para a nova ortografia da língua portuguesa, acaba de ganhar versão para Android. O aplicativo é gratuito e já está disponível para download na Google Play Store.

O “Ortografa!” é direcionado a pessoas que se preocupam com o bom uso da língua portuguesa e querem estar atualizadas sobre as novas regras de ortografia. “Com ele, os usuários terão sempre à mão uma prática ferramenta de consulta, de fácil uso e de grande utilidade”, explica Ramon Bispo, idealizador do sistema.

Para usá-lo é muito simples. Basta digitar uma frase no campo de texto indicado e clicar em “Ortografa!”. O sistema irá reconhecer se alguma parte do texto precisa se ajustar às novas regras e exibirá o resultado com suas devidas explicações.

De acordo com o Emerson Frossard, sócio-diretor da Mobilevel, a versão iOS do “Ortografa!” também vai ganhar novidades nos próximos dias, quando entrará no ar uma atualização para adaptar o aplicativo aos novos tamanhos de telas dos iPhones e ao design “flat”, adotado a partir do iOS 7.

“Este é o terceiro aplicativo que desenvolvemos para Android e estamos apostando que o fará tanto ou até mais sucesso que os já consagrados ‘Secretum’, que protege, com senha, fotos, vídeos e outras informações sigilosas dos usuários, e ‘Onde Parei’, que ajuda a localizar o local onde o veículo foi estacionado”, avalia Frossard.

O “Ortografa!”, na sua versão web, nasceu poucos meses depois do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa ter começado a ser adotado no Brasil, no início de 2009. Em junho de 2011, ganhou um aplicativo para iPhone e se manteve em primeiro lugar na App Store por quase uma semana. Em setembro de 2011, o sistema recebeu moção de congratulações e louvor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) “pela importância promoção cidadã da nova ortografia do vernáculo português, através da ferramenta digital gratuita intitulada Ortografa!”.

Aprovado em 2008, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa traz mudanças importantes na ortografia dos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Cada país teve uma data diferente para iniciar sua adoção ou torná-la obrigatória. No Brasil, as novas regras valem desde o início de 2009 e tiveram uso obrigatório a partir de 2012 em livros, documentos oficiais etc.

Baixe agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.